Arquitetura da Informação

Para entendermos melhor sobre Arquitetura da Informação fizemos uma analise de acordo com itens pré-estabelecidos por Luciana Cattony. O trabalho foi realizado em grupo, cada um do grupo ficou responsável por postar em seu blog sobre um site diferente.
Bruna Dutra fez uma analise do Amazon. E Elisa Gijsen sobre o Orkut. Eu fiquei responsável por encontrar um site interessante no Adverblog. Achei que seria interessante trazer algo novo e diferente e por isso escolhi este, é um site fala sobre como diminuir o desperdício que causamos com o nosso lixo. Bom, aqui vai a análise...
>>hierarquia da informação
apesar de ter bastante informação de novas formas para melhorar o desperdício eles conseguiram organizar de forma clara e limpa. Na parte superior e inferior ficaram os links que contem informações. Achei interessante pois quando passa o mouse por cima eles aumentam e isso faz com que chamem mais atenção que o resto, já que estão posicionados de forma discreta. No meio, deixaram bastante espaço para a imagem interativa, deixando-a em evidencia. É nela que ficam a maioria das informações, porém elas só aparecem se o usuário clica nas bolas com setas.
>>apresentação da informação
A pagina inicial diz o que é necessário para entender a mensagem. Se o usuário quiser se aprofundar nas informações irá clicar nos links expostos. A informação é transmitida de duas maneiras: mais interativa ou em texto. Pode-se escolher como quer recebe-la.
>>formulários
não possui formulário
>>homogeneidade comunicativa
Possui uma padronização estética. As linhas geometricas e horizontais se encontram na parte superior e inferior para delimitar a imagem interativa e os links das barras. Na imagem interativa existem links em forma de círculos, cada um leva a um lugar diferente. Depois aparecem novos círculos e ao clicar neles continuam neste formato, apenas maior e com a mesma cor. As cores são separadas por área, são harmonicas entre si, mantem um tom claro.
>>mundialização
Usa bastantes ícones para demonstrar o que as pessoas podem fazer para melhorar no desperdício. Fazem um ótimo uso dos signos pois mesmo quem não tem conhecimento da lingua pode entender o que tem que ser feito.
>>navegação assertativa
Mostram a informação da maneira mais simples, utilizando imagens e interação para se fazer entender. Conseguem deixar o tema que é uma cobrança algo divertido. Além disso, utilizam mais de um modo de passar a informação ao usuário, que são os links na parte superior e inferior, como já foi mencionado.
>> ajuda ao usuário
não foi encontrado nenhum tipo de auxilio ao usuário no site
>> feedback
tambem não oferece nenhum tipo de recurso em que o usuário possa manifestar algum tipo de opinião
Conclusão...
O site consegue passar a mensagem desejada de maneira inovadora e divertida, apesar de ser uma mensagem que é para ser pensada. Consegue mostrar o que se pode fazer para melhorar o desperdício com ícones facilitando o entendimento e deixando a tarefa mais leve com desenhos.
0 comentários:
Postar um comentário